2 de julho de 2013

Pele bonita é pele saudável!

                A Pele dos Sonhos!!!

      Uma maquiagem impecável se deve a alguns fatores. Preparação da pele para receber a maquiagem, um ótimo profissional fazendo seu make, o uso de bons produtos e o mais importante: uma pele saudável. 
      Não queremos usar a maquiagem como subterfúgio para esconder uma pele descuidada. Queremos usar maquiagem para realçar nossa pele, e claro, corrigir imperfeições.
      Hoje, muitos problemas na pele podem alterar o resultado final da sua maquiagem. No entanto, a maioria desses problemas podem ser corrigidos com idas periódicas ao dermatologista. Lembrando que o dermatologista não é apenas um profissional da beleza, e que portanto, está relegado a segundo plano. O dermatologista é um médico que cuida de qualquer enfermidade da sua pele, que vai desde a acne até a descoberta e a indicação para o tratamento de um câncer de pele. E é a esse profissional que devemos recorrer para identificar o nosso tipo de pele e buscar orientações de como tratá-la melhor.
      Qual seu maior desejo em relação à sua pele?
      Uma pele lisinha, macia, bem nutrida e impecável? Então, querida, você e milhares de mulheres compartilham o mesmo desejo. Pode ser alcançado? Claro que sim!
      A acne e a espinha são queixas comuns entre a maioria das mulheres, e não são só as adolescentes que reclamam delas.
      Infelizmente, às vezes, o DNA é a raiz do problema. Ele determina que algumas glândulas sebáceas tenham mais sensibilidade a hormônios masculinos (em níveis normais) e trabalham em dobro. Os poros entopem com o sebo, cravos se formam e inflamam. O descontrole hormonal causado por ovários policísticos, tambem podem ativar essa engrenagem.
      Qual a diferença entre acne e espinha?
      Acne é o conjunto da obra, éo o nome que os médicos usam para definir o quadro de várias lesões: cravos, espinhas e nódulos. O cravo é o sinal de que o poro entupiu, e, quando aparece a espinha, é porque ele inflamou. E os nódulos resultam do agravamento dessa inflamação. Portanto, não trate acne como uma besteirinha. Trate!
      Para prevenir a acne, lave o rosto duas vezes por dia. Depois da limpeza, hidrate com produtos à base de gel, oil free (livre de óleos) ou sérum. A limpeza de pele, tambem, tem um papel preventivo, pois com ela você retira os cravos da pele, e seus poros agradecem!
      A acne é apenas um, e mais comum, problema que a pele pode apresentar. E o aparecimento de uma ou tê-las como problema, pode nos deixar bastante irritadas na hora de fazer a nossa maquiagem. Mas, não é só isso que nos irrita!
      Já fez uma maquiagem e duas horas depois seu rosto brilhava? Em algumas mulheres, esse problema é tão persistente, que chega a "melecar" o make. Como resolver isso?
      O primer é o primeiro passo para uma pele benfeita e livre do aspecto de oleosidade. Por essa razão, a escolha do seu primer, que vai atender melhor sua necessidade, é importante. É o primer que vai preparar sua pele para receber a maquiagem, e daí, fixá-la, protegendo sua pele, e evitando o aspecto de oleosidade. O primer tambem pode atenuar linhas finas de expressão e outras pequenas imperfeições do rosto. Ele forma uma película leve e invisível, deixando-a homogênea e pronta para receber os outros produtos de maquiagem.
      Eu quero experimentar esse primer da Nyx:

       Li em outro blog que esse primer dá uma grande durabilidade à maquiagem. Em contrapartida, eu tenho dois primers da Nyx que eu acho maravilhosos. São esses:
       Esses dois primers são maravilhosos! O Pore Filler porque reduz aqueles poros que insistem em ficar aparentes. E o Shine Killer porque reduz a oleosidade na zona T. É ótimo!
      Tambem uso esses da Avon e do Boticário:

      Amo o primer Magix, em forma de base, da Avon. Ele é muito bom! Disfarça mesmo os poros. Já o Magix creme, disfarça bem as linhas finas. É muito bom. Os dois vale a pena! O Magix, em forma de base, tem um adequado para cada tom de pele. Já o do Boticário, eu só usei uma vez, e não vi ainda nada demais!
      A verdade sobre o primer é que ele pode matificar a pele, dando uma sensação de rosto acetinado. E uma boa escolha, é uma ótima opção para peles oleosas ou com muito brilho. Se puder investir nos primers para olhos e lábios, vai valer a pena!
      Então, podemos dizer que o primer é o "pulo do gato" para uma pele lisinha e impecável!
      Eu quero uma pele macia! E você?
      Uma pele macia pode ser conseguida com uma boa esfoliação e hidratação. Uma espuma de um bom sabonete, com açúcar misturado, pode esfoliar a pele delicadamente, deixando-a bem macia!
      Eu gosto desse sabonete da Asepxia, mas a esfoliação dele não é leve. Por isso, tem que maneirar o peso da mão ao passá-lo: 
       E no dia a dia uso o da La Roche, o Effaclair, e outro da asepxia para peles delicadas e com cravos, sempre de olho na oleosidade!
      Também, intercalo o uso com esse sabonete! seguindo as orientações da dermatologista!
      Mas, a gente quer pele bem nutrida!
      A Pele bem nutrida é vital para sua saúde a longo prazo. Como fazer isso? A forma mais certeira, é realmente ir ao dermatologista, identificar seu tipo de pele e usar os produtos que ele indicar, desde os de limpeza até os de nutrição. Ele pode observar até outros problemas, como aquelas manchinhas indesejáveis.
      A pele bem nutrida envolve o uso de nutricosméticos, que só devem ser indicados por um médico. Os nutricosméticos possuem nutrientes que, à base de um determinado nutriente, vai suprir o que falta à sua pele. 
      Quem é que não quer ter uma pele jovem? Todas as mulheres. Pena que não dura a vida inteira.
      No entanto, ter uma pele com uma aparência jovial, em qualquer idade, pode ser possível. Como?
      A palavra é PREVENÇÃO! Por essa razão, há no mercado muitos cremes "antiage",que atuam contra o processo de envelhecimento da pele. O Redermic, da La Roche-Posay, é um exemplo de um antiage.
      Um bom antiage pode reunir na fórmula uma série de componentes, como hidratantes, vitaminas e ácidos, com o objetivo de melhorar a textura e o viço da pele e reduzir as ruguinhas e as marcas de expressão. 
      Quando se deve usar um antiage?
      Os dermatologistas, em geral, recomendam que seja a partir dos 20 anos. Claro que, cada faixa etária vai precisar de um tipo de produto. E isso quem decide é o dermatologista.
      Um lembrete: Não é só o rosto que merece cuidado. O colo e o pescoço tambem. Não vamos esperar a flacidez chegar, para tratá-la.
      Outro detalhe interessante é que a pele saudável está ligada à saúde interna, em especial de um órgão, o fígado. O que podemos ingerir para ajudar o fígado a manter a pele saudável? É a gordura. A gordura é a chave para manter a pele e o cabelo saudáveis, pois age como uma barreira de vapor mantendo a lubrificação. Isso ajuda o corpo a absorver vitaminas A, D, E e K, que são extremamente vitais para manter um aspecto jovem e saudável. (Uma palavra de cautela: Não vamos sair comendo todo tipo de alimento gorduroso. Trata-se de ingerir gordura saturada, que é uma gordura saudável. Cozinhar com óleo de oliva ou gordura animal.)
      Pra quem ficou preocupada em ingerir gordura, tem outros meios de manter a pele saudável e jovem. Há cinco elementos importantes que contribuem para isso. São eles: Vitamina A (encontrada na cenoura, no brócolis, e derivados do leite),  Ácidos graxos essenciais (os dois principais são Omegas 6 e 3. Omega 6 tem nos ovos e óleos vegetais, e omega 3 tem em peixes, amêndoas, sementes e óleo de linhaça), Selênio (encontrado na carne do peru, atum e castanha-do-pará) e Chá-verde (que tem propriedades anti-inflamatórias).  
      Por fim, e mais importante, vamos manter a pele sempre limpa!
      Os principais segredos para uma pele bonita e saudável são os cuidados que os outros não veem. Entre eles, o mais importante, sem dúvida, é a limpeza. Para que ela seja benfeita, são necessárias duas etapas: aplicar um demaquilante, para retirar todo  vestígio da maquiagem, ou da "sujeira" do fim do dia, e depois passar um sabonete específico para o rosto para eliminar as demais impurezas.
      Todo mundo sabe: "NUNCA DORMIR COM MAQUIAGEM!" Isso é regra. Obrigação de quem quer ter um pele limpa e saudável, diminuindo as chances de cravos e espinhas. E para retirar a maquiagem, o demaquilante não é o único a ser usado. Um bom sabonete de limpeza profunda é fundamental.
      Ah! E tem aquela dica básica do shampoo de bêbe da Johnson, o neutro. Ele dá uma mão e tanta pra retirar o rímel. Porque você pode esfregar delicadamente, até todo produto sair.
      Veja alguns produtos que eu uso:
Esse produto é um sebo regulador, e foi recomendado para intercalar com o uso do Effaclai Duo
Esse é pra ára dos olhos

 
Azelan, santo remédio! É um ácido e ajuda na prevenção e na cicatrização de cravos e espinhas. E ajuda clarear as manchas causadas pelas espinhas!
Effaclair Duo contola a oleosidade, e assim como o Epidac S, deve ser udado 2 x ao dia. O sabonete Effaclair é excelente na remoção das impurezas!
Esse Effaclair Mat é ótimo pra ser usado pela manhã, ele matifica mesmo a pele. Pode ser usado até antes da maquiagem como um primer matte. É maravilhoso!
Esse e um hidratante oil free, ideal para peles oleosa, que tambem precisam de hidratação, principalmente no inverno.

Foto de alguns dos produtos que eu uso.

Para a saúde, por causa do lúpus, mas como obrigação de todas nós, uso esse bloqueador solar!
Esse é o milagroso creme para as linhas de expressões. Cuidado essencial!
É um demaquilante incrível, porque é para peles sensíveis remove mesmo as impurezas da maquiagem.,
  Adstringente fabuloso! Ele limpa a pele para o começo de tudo, da maquiagem e da rotinapassar os cremes!








É eu realmente uso todos esses produtos. Alguns intercalo, outros são contínuos. Mas o mais importante: tudo foi receitado pela minha dermatologista!







Nenhum comentário: