Entrevistas

 (História de Jéssica Barboza )
   "Fui atrás do meu amor em outro país!"

                 Primeiro, é importante contar como conheci a Jéssica.
            Eu sou uma cliente do Mercado Livre. Sou muito criteriosa para escolher com quem vou comprar. Procuro o melhor preço do produto original, e sempre vejo a qualificação do vendedor, estando sempre atenta às qualificações negativas. (Saber o porquê de uma qualificação negativa, é mais importante do que as positivas. Pelas negativas, ficamos sabendo se o problema é com o vendedor, ou se foi vacilo do comprador.)
            Então, foi pelo Mercado Livre que eu conheci a Jéssica (Jess). Estava procurando paletas da Urban Decay, e ela já tinha um bom preço, mas aceitou uma contra oferta minha, se mostrando muito prestativa e amigável. Daí, entramos logo em contato por email, depois pelo Facebook, e não paramos mais de conversar, e foi assim que contei-lhe sobre o meu projeto de criar essa seção no blog, e demonstrei interesse em saber da história dela. Eu queria saber como ela foi parar nos EUA e vendendo maquiagens, que eu amoooo!!!
           Vamos a história da Jéssica....
           A história de vida da Jéssica começou a se traçar no início da adolescência, como acontece com a maioria de nós! Mas, vamos ver, que muito jovem, ela tomou decisões importantes, pra viver o que está vivendo agora.
        Como todo jovem, aos 12 anos, Jéssica gostava de internet, porque descobriu que por meio dela podia entrar em contato com outros jovens, principalmente um amigo de infância, que foi morar nos Estados Unidos. E foi assim que sua vida foi uma nova perspectiva. Mesmo que ela não se desse conta disso, ou de como isso iria afetar sua vida.
         Bem, depois de pouco tempo conversando online com seu amigo de infãncia, ele apresenta-lhe o Fábio, um jovem brasileiro que foi com a família morar nos EUA.
         Logo de cara, os dois, Jéssica e Fábio, se encantam um pelo outro, e nasceu mais que uma amizade! Mas, naquele momento, devido ao fato dos dois serem novos, ela com 12 para 13 anos e ele com 15 anos, ele foram alimentando a 'amizade' com muitas conversas...Essas conversas permitiram que os dois se conhecessem de verdade!
        O fato de não estarem perto fisicamente, geograficamente, rssss, tornou possível que eles realmente se conhecessem. Porque quando não se pode ter contato físico, a palavra ganha mais força do que normalmente já tem! Tudo que é dito, não é apenas da boca pra fora, mesmo sendo entre dois jovens, que conversavam sobre tudo, porque queria realmente se conhecer. Claro que não é uma situação fácil! E eu disse a Jéssica, que acho que eles conseguiram manter essa comunicação, justamente por serem novos. Esse contato com o Fábio, durou 1 ano. Até que houve uma pausa!
        Se pararmos pra pensar, essa pausa foi uma coisa super natural. Afinal, eram dois jovens, agora ela com quase 14 anos e ele com16 anos. De forma alguma, significou "deixar prá lá." Eles eram muito novos. Uma vida com estudos, responsabilidades com a família, amigos que cobravam suas presenças. É difícil, começar a gostar de alguém no início da sua juventude, e não saber se vai poder dar continuidade. Havia a barreira da distância. Então, foram viver suas vidas de jovens. Mas, você acha que eles se esqueceram?
        Depois de quase 3 anos, eles se reencontram através do Orkut. Ela estava com 16 anos e ele com 18 anos. Na verdade, navegando pelo Orkut, a Jéssica reconheceu o Fábio, e o contato foi reiniciado.(A reaçãp dela: " eu nao fiz nada naquele dia... mas era sim o orkut dele...Então, fui e disse: "OI." Mas com o pensamento de que ele iria me ignorar. Engano meu... ele respondeu com um "OI, TUDO BEM? QUANTO TEMPO!" Eu pulei... sai gritando de alegria sem acreditar... Olha o efeito que esse menino me dava!!) E mais uma vez, essa etapa de conversas durou 1 ano. Mas, não durou apenas 1 ano, porque a "amizade" já não tinha mais fôlego. Muito pelo contrário, o reencontro e mais 1 ano de conversas, serviram para mostrar que tudo aquilo não era apenas uma "amizade" de dois jovens. Eles viram que se gostavam, e agora a ideia de estarem perto um do outro se tornou uma constante. E para Jéssica, que já tinha o desejo de conhecer os EUA, cultivar o sonho de ir prá lá, não era algo pra se deixar ao acaso. Existia uma razão muito forte pra ela querer ir!
        Então, aos 17 anos, já com os estudos completos, com o estágio finalizado, Jéssica resolve viajar para os EUA, ao encontro de Fábio. Ela pagou pra ver no que aquela história ia dar. Por que de uma coisa ela estava completamente convencida: Ela tinha certeza que amava o Fábio, e sabia que era correspondida. Então, ir pra perto dele e poder ter um namoro normal, era o único jeito de tirar tudo isso a limpo!
           A família da Jéssica ficou com o coração na mão com a viagem dela. Mas, sua mãe confiava no juízo da filha, e no fundo sabia que ela precisava viver essa experiência. E foi o que a Jéssica fez!
        Eles namoraram por dois anos. No dia-a-dia, eles foram se conhecendo, vendo as afinidades e descobrindo as diferenças. Mas, sempre unidos pelo amor que sentiam. Ela não se decepcionou com o Fábio que ela conheceu ao vivo e a cores. Porque as conversas que tiveram, fizeram com que eles se conhecessem bem. Mas, claro que houve adaptações. Porque a convivência num namoro, é um "pouquinho diferente."
       Nas palavras da Jéssica:"minha vinda foi otima, ele era quem eu esperava ser mesmo e meus pais ficaram preocupados como qualquer pai ficaria, mas mesmo assim eles sabiam que eu estava em boas mãos com a familia do Fabio."
      E quanto ao lado do Fábio, como foi com a família dele? E o que era ruim de estar longe?
        Jéssica diz: "Os pais dele ficaram preocupados, mas tambem não disseram que não. O que foi muito complicado de namorar por um ano à distância, são as conversas BOBAS e ridículas que as pessoas falavam pra ele mudar, pra tentar fazer a cabeça dele. Como nós dois sabíamos quem era quem, não tínhamos medo de arriscar e assumir um namoro. Mas SEMPRE tem que ter alguém pra querer estragar tudo e os pais dele, no início, davam muita trela pra esses “amigos”.
          A família do Fábio, apesar de brasileira, por estar há muito tempo nos EUA, criaram o Fábio, de acordo com os padrões de lá. E faz parte da cultura de lá, o jovem ganhar maior liberdade aos 21 anos. E quando o Fábio fez 21 anos, parece que o mundo se mostrou pra ele. Não, terminar com a Jéssica não era uma opção. Mas, infelizmente, foi isso que acabou acontecendo, após 2 anos de namoro. E a Jéssica? Ela não recriminou a atitude dele, ou ficou irreparavelmente magoada. Ela, de certa forma, sabia que ele precisava ter a experiência de sair com amigos pra "baladas", e até conhecer outras meninas. Porque, até então, ela tinha sido a única namorada dele. E como ela ficou?
          A Jéssica reagiu assim: "Pensei em voltar quando eu e o Fábio terminamos. No começo, eu não queria voltar porque ainda tinha que aprender muito inglês. Mas, depois de um ano, já estava pensando em ir embora, até caixas eu fiz pra mandar por correio pro Brasil. Mas foi aí que ele veio me procurar. É muito difícil morar em outro país, quando não se tem a família, amigos aqui, são coisas que não podemos contar muito! Entao, eu estava praticamente sozinha."
          Perceberam o que ela disse? Eles ficaram 1 ano separados, por 6 meses ainda se falavam...mas, depois parou! É super natural, ela ter ficado desanimada. Mas, o amor, permaneceu ali, inabalável! Tanto é que, quando ele soube que ela estava indo embora, ele foi procurá-la. É claro, que o amor deles não tinha morrido.
         Ela entendeu a reação dele. Veja o que ela disse: "O Fábio era a pessoa que mais precisava ficar sozinha e do nosso breakup. Ele não sabia o que era a vida lá fora, a de balada, barzinhos, sai e curtir. Somente a vida de escolar. Aqui só se começa a curtir a vida mesmoooo, depois dos 21 anos. Antes disso, somente festinhas em casa. Então, ele precisava muito conhecer o mundo lá fora, pra ter certeza do que ele queria. Mesmo assim, eu sabia olhando nos olhos dele, que ele ainda me amava (ama). Qualquer um falava isso. Que ele é e era doido comigo. A minha reação no começo foi bem frustante, mas eu sabia que ele precisava, tanto quanto eu, desse tempo. E hoje não me arrependo desse tempo que ficamos separados. Nosso relacionamento MUDOU 100%."
             Viu que cabeça boa e amadurecida a Jéssica mostrou ter?
           Mas, a história não acabou! Quando o Fábio se reaproximou, a Jéssica cobrou dele uma posição. Muito justo! Ela deixou o país dela pra ir encontrar a pessoa, que de longe, começou a amar. Então, ela queria saber se voltar a namorar seria um compromisso! Mais, um comprometimento! Veja como foi:

       
  "Quando estava muito perto de eu ir embora e comprar a passagem, eu cheguei nele e o coloquei conta a parede. Eu disse que se ele gostava de mim, teria que assumir o namoro, senão, eu estava indo embora, porque ir embora sabendo que ele me amava e poderiamos ficar juntos." Bem, ele disse que não rolava nada, e que talvez, depois de alguns anos....porque ele estava bem sozinho. "Eu simplesmente falei OK! E comecei a ajeitar as coisas pra vir embora, e daquele dia em diante, deixei ele de lado, vivi minha vida, esperando o dia de voltar e evitando ele." Depois de um mês, ele me chamou pra conversar na casa dele. Eu fui! Depois de horas de conversas, perguntei o que o fez mudar de ideia. Porque ele havia dito que não queria mais nada, e agora, com a proximidade da minha volta, ele muda de ideia. Foi aí que ele disse que não havia se dado conta de quanto sou importante pra ele, e perceber que eu estava indo, fez com que ele ficasse sem saber o que fazer. Ele não estava curtindo a vida de solteiro, como deu a entender. Ele viu que não conseguiu ter nenhum relacionamento como o que nós tinhamos. Ele disse que ninguem o fez sentir-se como ele se sentia comigo. Comigo, ele era ele mesmo, e eu gosta dele assim. Então, eu queria saber a razão daquela conversa. E que pra voltar a namorar, tinha que ser pra valer. Ele disse que tudo ia ser melhor, porque ele tinha amadurecido. E nós voltamos! Minha família entrou em pânico. afinal, eu estava quase voltando. Mas, meu irmão veio me ver...e todos viram que eu estava bem com ele. Ele é um namoradão! Nós temos mais comunicação, ele me dáais apoio, está sempre ao meu lado. Estamos felizes!
           Fiz mais algumas perguntas pra Jéssica:

          E sua situação aí, como é? Você sempre se manteve legalizada? 
        J: Eu sou legalizada, sempre mantive regular minha situação aqui.
         Os trabalhos que você fez aí, são trabalhos que rendem uma graninha.(Fazer limpezas, ser baysister.) Porque é difícil achar uma babysister de confiança, e quando se acha uma, a clientela pode aumentar, né? E fazer coisas de casa, tambem dá um dindin, porque é um tipo de serviço raro. Estou certa, ou não é muito bem assim? O que tem de verdade e mito nisso?
           J:
O serviço aqui pra qualquer estrangeiros envolve construção, cuidar de criança e casa. Cuidar de criança é uma responsabilidade IMENSA, porque qualquer coisa aqui é hospital, polícia e processo tambem. Eu cuidei de criança, mas por pouco tempo. Hoje só cuido de crianças que já conheço mesmo. E cuidar de criança, dá uma graninha boa. Limpar casa aqui tambem é uma grana boa e fácil, pois a limpeza é muito mais leve, tem máquina pra tudo e produto pra tudo. O que torna cansativo esse trabalho, é quando limpamos de 2, 3 ou até 4 casas em um dia. Não é fácil quando se trabalha pra outra pessoa como ajudante, pois elas te colocam pra fazer tudo, e o pior é que te pagam pouco. Mas quando se trabalha entre família ou pra você mesma, por conta própria, é muito bom e o lucro é ótimo.
          Qual é a situação do Fabio e da família dele aí? Situação no país...no que trabalham? São naturais daí? E o Fabio, conseguiu fazer faculdade, ou está fazendo? Têm uma situação estabilizada economicamente?
           J:
Eles  tem uma companhia de piso de madeira (pregar piso e lichar enfim). São todos legalizados tambem. Ele não está na faculdade. Faculdade aqui é um ABSURDO de cara. O dinheiro que você paga a faculdade aqui por mês, você paga um apartamente em São Pauço, no Brasil. Eu e a mãe dele limpamos casas juntas. Tambem temos uma companhia, e nosso objetivo é crescer mais pra só ficar no escritório e dirigindo indo nas casas, checar se está tudo certinho.
        
A curto prazo quais são seus planos? E a longo prazo?
         J:
Curto prazo… ainda pensando! Mas,o certo agora é economizer o máximo que puder pra comprar meu carro e pagar um curso de Ultrason ou maquinas de raio X algo assim. (Porque é um trabalho que podemos fazer, indo nas casas das pessoas. Mas, ainda pensando qual curso fazer.) E a longo prazo…quero crescer com a companhia, trabalhar na área que me formar ou especializar. E viajar bastante!!! Isso, sem contar os planos de casamento, rssss!
         O que você acha que pode fazer pra alcançar o que quer?
         J:
Economizar, e enfrentar os obstáculos de frente sem medo de tentar. Muita gente aqui não realiza seus sonhos por medo de se arriscar, ou apenas enfrentar os obstáculos.
         Você teve visão, ao perceber que por morar aí, poderia tirar vantagem disso, trabalhando com uma das coisas que gosta, que é vendendo maquiagem importada para o mercado brasileiro, fazendo isso num site bem conhecido de compras, que é o Mercado Livre! Outro diferencial seu, é que você não manda as coisas diretamente pra casa das pessoas, evitando, assim, que sejam taxadas! Isso tem que ser melhor divulgado, pra você ganhar mais clientes. Já pensou em como fazer isso?
         J:
Eu adoro maquiagem e penso muito em me firmar na área de maquiagem e estética. Quanto as vendas quero continuar sim e pretendo conquistar mais clientes.Quero fazer isso divulgando que posso comprar maquiagens que são baratas aqui, e que os brasileiros ainda não conhecem, mas são de ótima qualidade. Quero que minhas clientes saibam, tambem, que tenho acesso a quase todas as marcas internacionais de maquiagens, bolsas, perfumes. E quanto a mandar as mercadorias pro Brasil, para São Paulo, na casa dos meus pais, eu prefiro. Primeiro, exatamente para minhas clientes não serem taxadas, pois caso acontecesse isso, elas não iram comprar comigo novamente. E segundo, mandando pro Brasil, as clientes pagam pelo frete nacional, o que sai muito mais em conta. Fico preocupada quanto ao tempo que elas tem que esperar. Mas, diante desse benefícios, acho que vale a pena. Vou explicar como acontece: Quando alguem quer comprar um de meus produtos, ou encomenda algo específico, eu começo uma pesquisa pra ver em que site oficiais, ou em lojas, aquele produto está mais barato. Assim, posso oferecer um preço melhor num produto original! Se eu comprar por um site, tenho que esperar a encomenda chegar. Daí, pra todos terem uma compensação, preciso espwrar ter um certo volume de encomendas. Só, então, é que arrumo a caixa pra mandar pro Brasil. Chegar no Brasil, demora uns 10 dias. Quando chega na casa da minha mãe, tudo já está separado por cliente, e é só ela colocar nos Correios. No entanto, tenho que avisar as clientes que a caixa chegou e que já é hora de efetuar o pagamento. Nessa etapa, quanto mais rápido a cliente efetuar o pagamento, mais rápido minha mãe põe a encomenda nos Correios.
Quero divulgar meus produtos num site de imagens que eu tenho, e através do Facebook. Lembrando que, basta a pessoa ter um cadastro no Mercado Livre pra comprar parcelado, pra quem quiser! 
          De onde tirou coragem pra seguir essa escolha, desde o dia em que decidiu viajar até hj?  
        J: A minha coragem vem de mim, de quem eu sou, minha personalidade. Mas a vontade de conhecer uma pessoa que sempre amei me deu mais forças. E ele é o motive pelo qual ainda moro aqui.
         Como é seu relacionamento com a mãe dele, em especial?
         J:
Eu tenho um relacionamento ÓTIMO com a minha sogra, ela é uma mãezona. Como eu disse, até trabalhamos juntas, e queremos ampliar o negócio.  Os pais dele sofreram muito quando nos separamos. Eles gostavam muito de mim e queriam que a gente voltasse a namorar. Mas nunca se envolveram no meio pra nada. Deixaram sempre as decisões por nossa conta!
         Como são os brasileiros aí, com outros brasileiros?
         J:
Quanto aos brasileiros daqui, a maioria vem de cidades pequenas e quando começa a trabalhar aqui e ganhar muito mais do que ganhava no Brasil, alguns começam a ficar metidos, falam de quem tem mais ou menos dinheiro, quem é legalizado no país ou nao... coisas assim e vira uma competição de quem trabalha mais ou menos, quem faz mais ou menos dinheiro... compra as roupas de marca.. essas coisas ridiculas. Noto que isso acontece, em geral, com pessoas que nunca tiveram nada da vida.
        Que conselhos você daria a quem pensa em mudar de país? Ir para os EUA?
       J: Agora, para as pessoas que pensam em sair daí pra vir morar aqui, eu já vou aconselhando: SÓ VENHAM PARA OS EUA pra tarbalhar um periodo e com o visto de trabalho.(Trabalhar na Disney, por exemplo. Ou como babá, com visto de aupear(babá), ou estudante. Não venham com visto de turismo pra ficar aqui, porque assim que ficarem ilegais, vocês não vão poder fazer nada. Não pode dirigir, nem trabalho digo conseguirá.
Sinceramente, estou vendo que o Brasil está crescendo cada dia mais, então, se você tem uma profissão e uma vida boa, não se deixe levar pela ilusão de ganhar dinheiro rápido pra comprar coisas. Tire seu visto, junte uma grana e vem passear aqui. É a melhor coisa a fazer. 
             Como casal, quais são os planos de vocês? Hoje você deve ter 20 ou 21 anos, não é?
            J: Tenho 21 anos, vou fazer 22 anos em julho. Fábio completa 24 anos em abril. Pesamos em nos casar sim! Mais pra frente. Porque antes, temos que nos estabilizar financeiramente primeiro. Enquanto isso, vamos curtindo a vida de namorados, rsssss.
          
E assim, segue a vida de Jéssica...perto da pessoa amada. Hoje, mais maduros, e ambos certos do amor que sentem um pelo outro, estão fazendo de tudo para que o relacionamento continue dando certo, fazendo planos de se casarem. Pra isso, estão trabalhando, juntando dinheiro, e ela está em busca de uma especialização técnica, pra ter outra forma de renda. Mas, sempre correndo atrás de ganhar mais uma graninha!

          Então, já tem 4 anos completos que Jéssica está nos EUA! Está se dando bem com a família dele, até trabalhando junto com a sogra!!!!
          A Jéssica sempre foi muito segura do amor que sente por ele. E, com toda certeza, pode dizer que é isso que lhe dá forças pra continuar lá, buscando um futuro juntos.
      
   E nós, vamos ficar torcendo para que vocês alcancem seus objetivos! Tenho certeza que as pessoas que acompanham este blog, vão gostar de ler sua história de vida.
         Um grande abraço, e obrigada por compartilhar sua história conosco!
        Se você quiser compartilhar sua história de vida,  por causa de algo que aconteceu com você, de uma forma diferente....Se na sua história de vida, algum acontecimento se destaca, e você quiser compartilhar conosco, entre em contato! Sua história será contada da maneira que você autorizar!